sexta-feira, 1 de julho de 2011

Sake/ Saquê/ Saqué



Tokkuri

O sake é uma bebida importante no Japão, que é geralmente servida quente, mas dependendo da época do ano também pode ser servida um pouco fria, e em um recipiente de cerâmica chamado Tokkuri.É um costume japonês, servir primeiro sempre a pessoal ao seu lado, e depois você. Na hora que for ser servido é necessário que levante um pouco o copo, mas o copo só deve ser esvaziado depois que terminar a refeição, o que é comum ser feito com apenas um gole.Basicamente, o sake é feito de aguá (que corresponde a 80%) e arroz, o processo de fermentação do sake é muito parecido com o do vinho.

   Principais tipos de sake:
  • Junmai-shu – É o sake mais puro, com arroz, água e koji, e que não sofre acréscimo de álcool. O arroz é “polido” de forma que perde a parte externa, conservando menos de 70% do seu volume original.
  • Honjozo-shu – Tem pequena quantidade de álcool etílico destilado, o que melhora o sabor, tornando o sake mais suave. O arroz recebe o mesmo tratamento de Junmai-shu.
  • Ginjo-shu – O arroz é “polido” para conservar apenas 60% do seu formato original. Isso diminui a gordura e as proteínas. Além disso, esse sake é fermentado a uma temperatura baixa por muito tempo.
  • Daiginjo-shu – Através do polimento, o arroz perde pelo menos 50% de seu volume original, chegando em alguns casos a perder até 65%. É um tipo de sake que exige muito trabalho em cada nível do processo.
  • Namazakê – É o sake que não é pasteurizado, e deve ser guardado na geladeira.
  • Nigori-zakê – Não é filtrado.

O sake também é feito no Brasil, sendo as empresas mais comuns a Sakura e a Azuma Kirin, mas é claro que as tradições e o modo como são servidas no Japão não são seguidas aqui no Brasil, e nem mesmo necessárias, afinal temos uma cultura muito diferente da japonesa, muitos hábitos japoneses não são adequados a nossa cultura e vice e versa.  


Fonte de informações: www.culturajaponesa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário