segunda-feira, 27 de junho de 2011

Yaoi e Yuri


Muitas pessoas me perguntam o que é yaoi e yuri, então vou deixar aqui bem claro o que são cada uma dessas coisas. São gêneros de animes e mangás, apesar de que no Japão termo usado para yaoi é Boy's Love ou BL, sendo yaoi um termo usado mais no ocidente. Esse gêneros não são muito queridos e tem muitas pessoas que possuem preconceito contra eles ( e também contra o Hentai). Essas pessoas são as famosas homofóbicas, que vivem na idade da pedra ainda. É uma pena que tenha pessoas assim nos tempos de hoje.

Yaoi


Como se pode perceber pela imagem, yaoi é uma historia entre uma relação homossexual que é dirigida para garotas (apesar de que alguns supostos meninos assistem ou lêem). Geralmente a historia tem algo mais leve, sem muito exagero no contato físico. Os personagens são divididos em duas categorias, o Uke (conhecido no Brasil como passivo) que é quem se entrega para o companheiro, o que sofre mais resumindo, e o Seme (no Brasil ativo) que é o que sai com a melhor parte. Os Ukes costumam ser frágeis, com aparecia mais feminina e menos experiência, sendo muitas vezes bastantes confusos, já os Semes são mais velhos, experientes e com aparência bem masculina, mas em alguns casos isso pode se inverter ou os dois serem bastante semelhantes em seus modos e aparência, mas o que eu citei é o caso mais tradicional.


Yuri



Esse gênero de trata de romance lésbico que na maioria das vezes tem mais contato e cenas mais quentes, é raro encontrar um yuri que não tenha cenas muito fortes, já que o publico destinado (que são na maioria os homens) estão interessados na 'ação' mesmo. As personagens costumam serem destemidas e dominantes, sendo formado geralmente com uma mulher mais velha e uma mais nova, frágil e delicada. Apesar de ter cenas fortes também possuem uma historia de romance intensa, e na maioria das vezes as personagens são bissexuais ou não estão decididas ainda e muitas vezes acabam se envolvendo com muitas pessoas. Pelo romance intenso, esse gênero também atrai algumas garotas que são heterossexuais, mas é claro que atraem as que são homossexuais ou bissexuais em maior número, que são geralmente as pessoas que gostam mais.



Espero que tenha dado para entender um pouco sobre o que é cada gênero, para os que quiserem se aprofundar mais eu recomendo o anime e o mangá "Loveless" que tem ambos os gêneros abordados mas sem muito contato físico (para quem quiser algum com muito contato procure no Google, porque eu nunca vi nenhum), e tem uma historia bem intensa que prende a gente na tela do computador! Também podem ler os artigos chatos da Wikipedia ou os divertidos da Desciclopédia, que explicam melhor e de um jeito divertido, mas se estiver interessado a melhor maneira de se aprofundar no assunto e assistir e ler animes e mangás sobre o gênero. 


Dedico esse post a minha querida amiga Bia-chan, se não fosse por ela eu ainda viveria no mundo da ignorância sem assistir esses maravilhosos gêneros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário